Nas aulas de história, com o segundo ano do ensino médio, ao abordar a questão indígena prevista no conteúdo curricular, explanei e discutimos sobre os aspectos histórico-sociais dos povos indígenas do Brasil e sua contribuição e influência na língua, nos costumes, lendas, alimentação, etc. Em seguida foi abordada a questão dos povos indígenas em Santa Catarina e também na região meio oeste. Sempre destacando a questão da diversidade dos povos indígenas e a necessidade de se romper com estereótipos. Usando slides, explanei sobre o povo indígena do norte do país chamado Huni Kuin ou Kaxinawá. Em seguida, os alunos jogaram o jogo de tabuleiro proposto no site de curadoria que traz vários aspectos sobre o povo. Usando um notebook, som e projetor mostrei o game "Huni Kuin" que eu havia instalado no meu notebook, e solicitei a um os alunos que jogasse para mostrar a questão das narrativas indígenas. Antes de executar a aula com o jogo, eu havia previamente instalado (utilizando um pen drive com o arquivo do jogo) em vários computadores da sala de informática. Muitos alunos jogaram, alguns se empolgavam, outros com mais dificuldade solicitavam ajuda dos mais experientes. Uma minoria mostrou resistência e disseram preferir algo mais tradicional, como um questionário. Outros, gostaram e me solicitaram que lhes enviasse o link do site do jogo para que pudessem instalar o game nos computadores de suas casas, o que mostra um interesse no jogo. A atividade saiu conforme prevista, porém em turmas menores foi mais fácil tendo em vista a disponibilidade de computadores da escola. O planejamento das aulas foi fundamental para a execução desta atividade.


