Escolha uma das categorias abaixo -

Em cada sugestão há um arquivo principal com as orientações para  o professor usar em sala de aula e também sugestões de hiperlinks

PESQUISA

Jogo "Industriali" e a Revolução Industrial

🎮 ATENÇÃO: Leia o documento na íntegra: 📝 Acesse:

https://drive.google.com/open?id=1VxceFY7xNrEQCyc95r5V0EjBPSkj3Y8l


♕Caro(a) professor(a): É recomendado ler as orientações, testar o jogo digital antecipadamente, e analisar se é adequado ao nível de entendimento da turma, bem como levantar questões problematizadoras ligadas ao jogo. Tudo visando enriquecer sua aula e tornar estes recursos digitais um aliado no ensino-aprendizagem. O documento contém hiperlinks do jogo e outros materiais.

🂡 Assunto: Revolução Industrial

♣ Palavras-chave: Revolução Industrial - Inglaterra

🎮Link do jogo:

http://comunidadesvirtuais.pro.br/cv/games/#6

🂩 Gênero do jogo: jogo de estratégia - Gerenciamento de cidades

♖Desenvolvedores: UNEB - Comunidades Virtuais

♘Compatível: Download no Windows

🂩 Classificação etária: Livre

Comentários: O jogo deve ser baixado no computador, não está disponível para smartphones. Há no site um guia para o professor com orientações pedagógicas explicando como o jogo foi pensado. O game “Utiliza-se de um estilo “construtor de cidades” em que o jogador é imerso na Europa contemporânea à Revolução Industrial, sendo responsável por gerenciar cidades à beira da industrialização e presenciando em pequena escala o desenvolvimento e mudanças políticas, sociais e ambientais. Cada fase no Industriali possui um objetivo principal. Na Fase 1, o jogador precisa construir a Iron Bridge, uma ponte de ferro que garantirá acesso às minas de ferro e carvão que serão necessárias à industrialização. Na Fase 2, o jogador precisará construir a ferrovia, garantindo assim a expansão da produção industrial. Até atingir essas metas principais, o jogador precisará cumprir uma quantidade de pequenas metas distribuídas em níveis.”(INDUSTRIALI, 2016). Para acessar as orientações pedagógicas clique em <http://comunidadesvirtuais.pro.br/orientacoes-pedagogicas/industriali.pdf>. No jogo, em sua primeira fase se constroem as estradas, compra-se as fazendas, as oficinas, sempre depois de produzir, isto é, necessidade de controlar os recursos financeiros. Nesta fase o jogador deve aumentar a produção agrícola (clica no ícone engrenagem) e depois vai para a manufatura. Para passar as fases tem que cumprir os desafios dos 10 níveis. Tudo que é produzido deve ser investido nas construções das estradas, fazendas, oficinas e para o objetivo final que abrange a construção da ponte de ferro para transportar o minério de ferro, essencial para as indústrias. Na fase dois são apresentada questões referentes às fábricas, mão-de-obra operária, empréstimos bancários, e notícias sobre as indústrias. Nesta fase o jogador deve aplicar os recursos em estradas, casas dos operários e fábricas de vários tipos. Na última etapa (são 10 etapas) se investe na estrada de ferro para a ferrovia . Quando se constrói uma fábrica, tem que se escolher a função de iniciar a produção, escolhendo a mão-de-obra, trabalhadores homens, mulheres ou crianças, e também o modo de operação se lento, médio ou rápido da produção. Nos níveis são estabelecidas metas para avançar de fase. Alguns níveis mostram as notícias de jornais fictícios (ver imagens anexas) que retratam situações das fábricas e da população, mostrando inclusive as más condições do operariado.



71 visualizações
Relate aqui problemas com link dos jogos para que possamos manter o site sempre atualizado. 

© 2018-2020 por Daiana A. Fontana Cecatto  -CONTEÚDO GRATUITO