Escolha uma das categorias abaixo -

Em cada sugestão há um arquivo principal com as orientações para  o professor usar em sala de aula e também sugestões de hiperlinks

PESQUISA

Jogo "O último banquete em Herculano" e a Roma Antiga

Atualizado: Jun 27

🎮 ATENÇÃO: Leia o documento na íntegra: 📝 Acesse:

https://drive.google.com/file/d/1-FTcYu8KDmNX1za5485BGSKOrwwKquKT/view?usp=sharing


♕Caro(a) professor(a): É recomendado ler as orientações, testar o jogo digital antecipadamente, e analisar se é adequado ao nível de entendimento da turma, bem como levantar questões problematizadoras ligadas ao jogo. Tudo visando enriquecer sua aula e tornar estes recursos digitais um aliado no ensino-aprendizagem. O documento contém hiperlinks do jogo e outros materiais.

🂡 Assunto: Romanos

♣ Palavras-chave: Romanos - Herculano - Vesúvio - moradia - idade antiga

🎮Link do jogo: http://www.larp.mae.usp.br/o-ultimo-banquete-em-herculano/download/

🂩 Gênero do jogo: jogos educativos - Adventure

♖Desenvolvedores: Laboratório de Arqueologia Romana Provincial da USP - LARP

♘Compatível: IOS, Android (smartphone) e download windows e linux

🂩 Classificação etária: +10 anos

🃞 Comentários: O jogo é muito interessante porque foi produzido com o conhecimento do LARP (Laboratório de Arqueologia Romana Provincial) da USP. Ele parece uma versão do jogo comercial “The Sims”. O primeiro jogo criado pela equipe do LARP explora em 3D aspectos da vida romana cotidiana da cidade de Herculano, que foi destruída pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 dC. Importante destacar que o game foi pensado por uma equipe de pesquisadores diversificada diversificada, que cuidaram de temas tais quais a tecnologia de fabricação de produtos cotidianos bem como paisagens complexas e interconectadas. O jogo é compatível para baixar no computador e também em smartphones. Os desenvolvedores informam que não é possível gravar a jogada, portanto é interessante iniciá-lo e finalizá-lo, mas nada impede do professor utilizar alguns aspectos somente, tais como os cômodos da moradia romana, por exemplo. O game é útil por voltar os olhos não só da cidade famosa que foi destruída pelo Vulcão, que é Pompéia, mas destaca outra cidade que também sofreu com a erupção que é a cidade de Herculano, a qual a maioria ainda desconhece. A equipe teve preocupação de buscar transmitir informações fidedignas sobre a cidade de Herculano.

O nome da cidade tem ligação com a figura lendária de Hércules, (semideus filho de Zeus equivalente a Júpiter, na mitologia romana). Sua origem está ligada aos antigos povos etruscos da Península Itálica. Vestígios indicam que, sob o comando de Sula, os romanos, enfrentaram resistência à dominação da cidade ocorrida entre 89 e 80 a.C. A cidade passou por uma reestruturação arquitetônica nos governos do imperador Augusto,(assim como Pompéia) mas que foram danificadas pelo terremoto em 62 d.C., e, pela erupção do Vesúvio em 24 de agosto de 79 d.C. A diferença entre os danos do vulcão é que em Pompeia 6 metros de cinzas e lapilli) cobriu a cidade, impedindo que novas construções fossem realizadas sobre ela, porém em Herculano foi pior, porque criou uma crosta de tufo vulcânico com espessura variada entre 16 e 25 metros, o que não impediu a edificação de um novo centro, a cidade de Resina, que mais tarde em 1969 voltou a adotar o antigo nome de Erculano. Através das escavações foram encontrados 270 corpos humanos.( Adaptado de “O Que Foi Herculano? Aspectos Históricos E Arqueológicos Da Cidade Romana por por Matheus Morais Cruz).


181 visualizações
Relate aqui problemas com link dos jogos para que possamos manter o site sempre atualizado. 

© 2018-2020 por Daiana A. Fontana Cecatto  -CONTEÚDO GRATUITO