AVALIAR UM JOGO ELETRÔNICO

 A análise torna-se uma ferramenta pedagógica útil ao docente, que busca como objetivo final a aprendizagem do aluno. Apesar de mostrar muitos pontos positivos em relação aos jogos eletrônicos é preciso que o professor fique atento a questões avaliativas, conforme orienta Telles e Alves (2016, p. 129) baseando-se na metodologia chamada “Gameflow” que tem sete critérios de avaliação:

Qualidade do conteúdo envolvendo a presença de veracidade e detalhe; aderência das atividades aos objetivos da aprendizagem e às características dos alunos; motivação do jogador, imersão ou envolvimento do jogador; clareza dos objetivos; feedback e adaptação da mecânica do jogo à habilidade do jogador; informação visual.

Tais questionamentos são importantes para o professor analisar se o jogo atende aos objetivos curriculares no sentido de contemplar conteúdos a serem trabalhados. Diante dessa análise, mesmo que o jogo tenha lacunas, é possível abrir espaço para o diálogo com os alunos sobre as representações, a ficção e quando aborda elementos que se relacionam com o que aconteceu, ou seja, mais próximos da realidade e de acordo com o contexto histórico. Como ratificam os autores: “No entanto, é fundamental discernir entre uma simulação historicamente válida e a narrativa historicamente válida.” (TELLES e ALVES, 2015, p.179).

 

No tópico “Perguntas que os historiadores costumam fazer” Telles e Alves (2016, p. 141, adaptado) apontam cinco critérios de análise que compreendem:

  1. Problematizar as imprecisões;

  2. Determinar se os estudantes podem compreender os conceitos principais;

  3. Distinguir entre uma narrativa historiográfica e a simulação historicamente válida;

  4. Reconhecer as simulações como ferramentas para o estudo do passado;

  5. Considerar a facilidade e o tempo requerido para jogar.

 

Outra sugestão de roteiro para a análise pedagógica dos jogos eletrônicos é proposta por Azevedo (2012) levando a refletir sobre a utilização pedagógica do jogo eletrônico. Deve-se levar em consideração: os recursos materiais (computador, smartphone, internet) necessários; o tempo para desenvolver a dinâmica usando o jogo digital, os conteúdos que o professor pode desenvolver com os alunos a partir do jogo digital, quais as discussões se pode problematizar com os alunos referentes à forma que o jogo aborda o assunto, as atividades desenvolvidas e a forma de avaliação a partir do jogo tais como produção de texto, questionário, jogo físico, entre outros.

 

A avaliação de um jogo é item indispensável uma vez que se não houver um planejamento, uma discussão e uma análise do jogo, assim como um filme usado em sala de aula, o uso do jogo em sala de aula acaba sendo interpretado erroneamente como um simples passatempo, desconectando-se assim de seu propósito. Na proposta do site “Jogos digitais para ensinar história”, a seleção dos jogos foi realizada tendo em vista jogos que se pudessem trabalhar questões históricas, e também problematizações que pudessem surgir a partir do jogo, de sua jogabilidade e narrativa.

 

Referencias: 

AZEVEDO, Victor de Abreu. Jogos eletrônicos e educação: construindo um roteiro para sua análise pedagógica. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2012.

TELLES, Helyom Viana; ALVES Lynn. Ensino de História e Videogame: Problematizando a Avaliação de Jogos Baseados em Representações do Passado. XI Seminário SJEEC (junho de 2015).

 

TELLES, Helyom Viana; ALVES Lynn. Narrativa, história e ficção: os historygames como obras fronteiriças. Revista Comunicação e Sociedade, vol. 27, 2015, pp. 303 – 317.

 

TELLES, Helyom Viana; ALVES Lynn. Ensino de história e Videogame: Problematizando a Avaliação de Jogos Baseados em Representações do Passado. p. 125 a 146. In: ALVES, Lynn; COUTINHO, Isa de Jesus (org.). Jogos digitais e aprendizagem: Fundamentos para uma prática baseada em evidências. Campinas, SP: Papirus, 2016.

© 2018-2020 por Daiana A. Fontana Cecatto  -CONTEÚDO GRATUITO

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now