Escolha uma das categorias abaixo -

Em cada sugestão há um arquivo principal com as orientações para  o professor usar em sala de aula e também sugestões de hiperlinks

PESQUISA

INTERDISCIPLINARIDADE NO JOGO 2020

🎮 ATENÇÃO: Leia o documento na íntegra: 📝 Acesse:

https://drive.google.com/file/d/1AjG0BpjF0V4ibv-oHbIVDySaIG_hqG6v/view?usp=sharing


♕Caro(a) professor(a): É recomendado ler as orientações, testar o jogo digital antecipadamente, e analisar se é adequado ao nível de entendimento da turma, bem como levantar questões problematizadoras ligadas ao jogo. Tudo isso visa enriquecer sua aula e tornar estes recursos digitais um aliado no ensino-aprendizagem. Este arquivo contém hiperlinks do jogo e outros materiais.


🂡 Objetivo: Refletir e discutir sobre fatos ocorridos no ano de 2020

♣ Palavras-chave: 2020- covid-19 - inundações - queimadas - eleições nos EUA

🎮Link do jogo:

https://2020game.io/

🂩 Gênero do jogo: jogo de aventura

♖Desenvolvedores: Max Harkavy (Designer de jogos)

♘Compatível: Smartphone e computador - Jogo online

🂩 Classificação etária: Livre

🃞 Comentários:

Neste jogo, o professor pode explorar aspectos interdisciplinares das áreas das ciências humanas e ciências naturais, como a questão do vivenciar a pandemia; do uso da máscara; da vacina; o medo das pessoas em ficar sem produtos na quarentena; questões ambientais, como as queimadas, inundações; disputas políticas e tecnológicas, bem como referência ao caso de racismo ocorrido nos EUA. Na BNCC, a experiência com o ensino e o uso das TDICs, no caso, o game é uma delas, é mostrada na 5ª Competência Geral Da Educação Básica que é: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva (BRASIL, 2017, p.09).

Trata-se de um jogo simples, mas que pode suscitar questões bem relevantes. Ele é online e gratuito, sendo fácil acesso no computador ou smartphone, não precisando fazer download. Está disponível nos idiomas português, inglês, italiano, espanhol e alemão. Foi criado pelo desenvolvedor independente Max Harkavy sobre alguns eventos ocorridos a nível mundial no ano de 2020, sob a ótica de um australiano, porém alguns elementos podem servir para fatos ocorridos no Brasil. É um jogo “side scrolling" ou side-scroller, que é o termo utilizado para jogos onde a câmera é somente lateral, na qual, se pode ver apenas um lado do ambiente, como o jogo Mario, por exemplo. Há som durante o jogo que o deixa mais animado. A movimentação ocorre pelas setas e pela tecla do espaço . No link “Kit de imprensa” está a seguinte descrição sobre o jogo: “O jogo sobre o ano louco de 2020- jogue através dos principais eventos de 2020: os incêndios na austrália, a covid-19, a queda do mercado de ações, a quarentena, o crescimento do Tiktok, as eleições nos EUA, etc”. (GAME 2020).







17 visualizações
Relate aqui problemas com link dos jogos para que possamos manter o site sempre atualizado. 

© 2018-2020 por Daiana A. Fontana Cecatto  -CONTEÚDO GRATUITO