Escolha uma das categorias abaixo -

Em cada sugestão há um arquivo principal com as orientações para  o professor usar em sala de aula e também sugestões de hiperlinks

PESQUISA

Jogo "Os Revoltosos" e a Revolta da Chibata

Atualizado: Jun 27

🎮⤑ATENÇÃO: Leia o documento na íntegra: 📝 Acesse:

https://drive.google.com/file/d/1CV2Jnr8BzQMyWzcRqfmkOfcHtHgPeCsQ/view?usp=sharing


Caro(a) professor(a): É recomendado ler as orientações, testar o jogo digital antecipadamente, e analisar se é adequado ao nível de entendimento da turma, bem como levantar questões problematizadoras ligadas ao jogo. Tudo visando enriquecer sua aula e tornar estes recursos digitais um aliado no ensino-aprendizagem. Este arquivo contém hiperlinks do jogo e outros materiais.

Assunto: Revolta da Chibata

Palavras-chave: Primeira República(Velha)- Brasil - José Cândido- Marinha- Chibata

Link do jogo: https://apkpure.com/br/os-revoltosos/com.lucasroberto.osrevoltosos


Gênero do jogo: jogos educativos - Simulação

Desenvolvedores: Desenvolvido por Polith Games em parceria com a LabIndie

Compatível: Smartphone Android 2.3.2+

Classificação etária: Livre

Comentários: O jogo é fruto de produto da dissertação de Mestrado do Profhistoria, de Lucas Roberto Lopes da UDESC Florianópolis (2016). O jogo se passa na Primeira República ou República Velha, no começo do século XX (1910) na revolta da chibata, focando nos motivos que levaram à ela, inclusive a questão dos castigos físicos e maus tratos. A insurreição iniciou a bordo do Minas Gerais, mas atingiu outros navios, que tiveram seus comandantes afastados, e quase dois mil marinheiros tinham sob seu comando os principais navios de guerra da esquadra, com os canhões apontados para o Rio de Janeiro (na época capital do país), eles queriam o término dos castigos corporais para os marinheiros. O presidente Hermes da Fonseca atendeu inicialmente aos pedidos dos marujos, e prometeu anistia, porém o governo depois expulsa os responsáveis do movimento da Marinha. Interessante destacar que o game para smartphone faz o jogador ter contato com análise de fontes históricas e outros conceitos históricos, tal como a loja anacrônica. São apresentadas como fontes históricas por exemplo, a lei Áurea em um dos cenários do jogo (Lei Imperial n.º 3.353, sancionada em 13 de maio de 1888, que extinguiu a escravidão no Brasil pela princesa regente do Brasil e filha de D. Pedro II, Isabel). Outra fonte histórica usada no game é a mensagem que foi enviada ao presidente da República “Bordo do encouraçado São Paulo, em 22 de novembro de 1910 que se inicia com Nós brasileiros…(ver figuras abaixo)”. Outra fonte histórica é o relato do médico sobre os castigos injustos. O idealizador do jogo se baseou em livros com relatos históricos o que é de grande valia para o ensino de História.




218 visualizações
Relate aqui problemas com link dos jogos para que possamos manter o site sempre atualizado. 

© 2018-2020 por Daiana A. Fontana Cecatto  -CONTEÚDO GRATUITO

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now