CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS

 

Outro quesito ao analisar um game é identificar a qual grupo pertence e os aspectos envolvidos. De acordo com Gee (2009) apud Cecatto (2016), os jogos podem ser organizados em categorias tais como:

  • Jogos de lançamento e tiros: Requer reflexos rápidos, tomada de decisão e raciocínio. Um exemplo desse tipo de jogo é o “Big Battle Tanks[1]”, em que o jogador comanda o posicionamento e tiros de tanques de guerra.

  • Jogos de combate: São jogos que envolvem estratégias, trabalho em equipe (isto é, multiplayers) e tomada de decisão. Pode-se citar como exemplo o jogo “Battlefield[2] 1”, ambientado na Primeira Guerra Mundial.

  • Jogos de aventura: Nestes jogos, o jogador é o protagonista de uma narrativa interativa, na qual ele deverá explorar ambientes e solucionar problemas. Um exemplo é o jogo “OpenLara - Tomb Raider[3]” que mostra Lara Croft no clássico Tomb Raider, o jogador assume o papel de Lara que tem que pular, correr, atirar nos lobos selvagens e procurar os tesouros escondidos.

  • Jogos de simulação: O jogo “Diário do Amanhã[4]”, é um bom exemplo de jogos desta categoria, pois usa situações que buscam refletir, discutir os princípios apresentados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nesta categoria de jogos busca-se resolver de problemas contidos na narrativa do jogo.

  •  Jogos de simulação de papéis ou RPG: Nesta categoria, é possível representar diferentes papéis, tal como “jogo da Cabanagem[5]” criado pela UFPA e possibilita ao jogador assumir o papel de diversos líderes do movimento.

  •  Jogos de ação/arcade: São aqueles que têm a ações definidas por simples comandos simples em uma progressão linear do jogo. Buscam desenvolver a agilidade, reflexo, tomada de decisões rápidas entre outros. Ex: “Super Mario Bros[6]” é um jogo de ação no qual o jogador enfrenta inimigos, junta itens, em diversos níveis etc.

  • Jogos de estratégia em tempo real: Requer tomada de decisões estratégicas, tal como administrar recursos e cidades, e trabalho em equipe. Um exemplo é o jogo “Age of Empires: Castle Siege[7]” que coloca o jogador para guiar um império através da Era Medieval, tal como incluindo os Bretões, Teutões e o Principado de Kiev. O jogador deve construir fortaleza, e treinar um exército para atacar outras cidades.

É possível também que o jogo possa se enquadrar em mais de uma categoria também, como Battlefield, cuja narrativa se passa durante combates na Primeira Guerra Mundial, que é descrito como jogo de combate, mas que pode ser também como jogo de tiro em primeira pessoa. No roteiro didático proposto no produto da dissertação, o tipo de jogo será indicado no campo “Gênero do jogo”, para que o docente identifique a categoria que o jogo se enquadra, bem como a classificação etária, já que os adolescentes em idade escolar, incluem tanto discentes do ensino fundamental e médio, e por isso jogo usado pelo professor deve respeitar a classificação indicativa de acordo com a faixa etária dos alunos. 

 

[1] Jogo disponível em <http://www.clickjogos.com.br/Jogos-online/Tiro/Big-Battle-Tanks/>

[2] Jogo para console e PC disponível em <https://www.ea.com/pt-br/games/battlefield>

[3] Jogo on line e para console  disponível em <https://www.jogos360.com.br/openlara_tomb_raider.html>

[4] Jogo sobre a Declaração Universal dos direitos Humanos  criado pelo SENAC e Palas Athena, disponível em http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/diariodeamanha/>

[5]Disponível em <http://www.larv.ufpa.br/?r=jogo_cabanagem>

[6] Disponível em <http://www.clickjogos.com.br/jogos/super-mario-flash-2-desert-edition>

[7] Disponível em https://www.microsoft.com/pt-br/p/age-of-empires-castle-siege/9wzdncrfjb5l

Music

© 2018-2020 por Daiana A. Fontana Cecatto  -CONTEÚDO GRATUITO